quinta-feira, 31 de julho de 2014

Mandioca


Bora para mais uma receita de quinta?

Hoje, mais uma vez, não tem medidas exatas e você pode fazer, sem medo de errar.

Encontrei esta receita em um blog de culinária e hoje, quando resolvi publicá-la, não consegui encontrar a origem. Assim, se a “mãe” passar por aqui pode me avisar para que eu possa atualizar a fonte.

Na verdade, não é nem uma receita e sim uma nova forma de preparar a mandioca para você utilizá-la de várias formas.

Como fazer:

- Cozinhe a mandioca, com sal, até ficar muito macia. Se você utiliza caldo industrializado, pode colocar 1 tablete.

- Ainda quente, coloque em um tabuleiro e amasse com um garfo. Quando estiver amassando, coloque uma colher bem cheia de manteiga para cada quilo de mandioca que você está utilizando. Vá espalhando pelo tabuleiro, deixando esta massa de mandioca e manteiga com a altura de mais ou menos 3 cm.


- Leve ao congelador, durante aproximadamente 30 minutos.

- Depois, com uma faca comum, destas que a gente utiliza nas refeições, faça cortes no sentido horizontal e vertical, marcando bem.

- Leve novamente o tabuleiro ao congelador. Quando estiver congelado, separe os pedaços de massa de mandioca e guarde no congelador, em saquinhos plásticos, bem fechados.



E depois, como usar? Depende...

- Quer mandioca frita? Aqueça o óleo e frite os pedaços

- Quer engrossar um caldo de legumes? Quando os legumes estiverem praticamente cozidos junte os pedaços de mandioca e deixe até derreter.

- Fez uma carne cozida? Quando estiver pronta junte os pedaços de mandioca e deixe cozinhar.

- Quer fazer um caldo de mandioca? Aqueça um pouco de óleo em uma panela, junte os temperos de sua preferência, coloque água e os pedaços de mandioca até derreter. Combina muito bem com costelinha de porco ou vaca, se você tiver para acrescentar. Também já fiz com sobras de peixe assado (lembrou do bolinho de mandioca com camarão? Este casal é um par perfeito)

E preciso confessar que depois que aprendi a deixar a mandioca preparada desta forma eu nunca mais fiquei sem tê-la guardada no meu freezer.

Segunda confissão: depois que vi a foto do meu tabuleiro - tão velhinho e e cheio de manchas - já providenciei uns novinhos para que fiquem bonitos na foto.

3 comentários:

Maria Luiza disse...

Adoro mandioca! Para mim ela é o pão da terra, Incrível essa sujestão! Adorei e tenha a certeza de que farei sim!
Um abração!

Liliane de Paula disse...

Que maravilha! Eu que já congelo temperos, aprendi mais esse.

Flavinha Gomes disse...

Nossa, que ideia boa?
Já imaginou colocar queijo e assar como pizza?
Hum.... Bjus