segunda-feira, 9 de junho de 2014

Tá chegando a hora


Sempre fui fascinada pelo poder de uma gota d´água. É ela que faz transbordar o copo, que sacia a sede, que faz crescer a planta. E que é capaz de nos fazer perder a paciência.

Sexta-feira, fim de tarde e um horário marcado com a dermatologista. Este é um médico bom de ir porque só vai cuidar da beleza (que a gente tenta ter...). Mas no elevador um aviso chamou a minha atenção: “À partir da próxima semana a frente do prédio vai ser fechada por tapumes para evitar a ação dos vândalos nas manifestações”.

Foi a minha gota d´água.

E, como na música, fiquei me perguntando que país é este? Será que vamos conviver indefinidamente com tantos abusos, tantos escândalos, tantos atos que diminuem a nossa condição de cidadãos?

Como aceitar que mascarados, em nome de uma liberdade de expressão, destruam bens públicos e propriedades particulares? E que, por não poderem contar com a proteção do poder público os comerciantes transformem as ruas em um corredor do medo?

Como reagir à informação de que um garoto de uma creche levou para a professora o que de mais precioso encontrou em sua casa – algumas gramas de maconha?

Como aceitar que uma universidade – USP – orgulho de todos nós perca posições no ranking acadêmico latino-americano e mundial, seja envolvida em escândalos de corrupção e abuso?

Como entender que outra universidade – UFF – aprove a realização de uma festa com drogas, orgias e rituais satânicos com a justificativa de que a festa promovida fazia parte de um seminário. Durante a festa, a genitália de uma mulher teria sido costurada e a performance tinha como um dos objetivos denunciar a constante violência contra mulheres. De acordo com um dos organizadores “tratava-se de uma performance para chocar a sensibilidade das pessoas e fazê-las pensar sobre seus próprios limites. Infelizmente, há pessoas que acreditam que o mundo deve ser moldado à sua imagem e semelhança, sem permitir qualquer espécie de desvio do padrão ou mesmo qualquer espécie de afronta à sua sensibilidade confortável, conformista e preguiçosa. O caso é que foram feitas e divulgadas fotos do evento - o que deu a ele uma dimensão política e social que vai muito além dos muros do polo, tornando-se tema de blogs sensacionalistas e da imprensa marrom. ”

Que alunos estes professores estão formando? E com a publicação deste assunto passo à categoria de blog sensacionalista e, se o parâmetro é este, assumo que sou uma pessoa conformista e preguiçosa.

Vamos continuar? São varias as gotas d’água e sou “um pote até aqui de mágoa”.

Uma pessoa morre de ataque cardíaco na porta do hospital, um morador mata o zelador, o assassinato do menino Bernardo dói na minha alma e ver uma família que utiliza crianças para roubar carros entristece o descanso semanal.

Para finalizar, o poder da república. O que estão fazendo com este país é lastimável. É muito roubo, companheiro e fica difícil acompanhar todas as notícias. A lista dos escândalos políticos é enorme e hoje constatamos que, apesar da gastança extraordinária que irritou os brasileiros, não vamos ter uma Copa do Mundo que nos deixe orgulhosos.

Perdemos a oportunidade de discutir com a FIFA o que seria aceitável e fizemos mais estádios do que era necessário. Ou melhor, tentamos porque as obras estão inacabadas.

Perdemos a oportunidade de envolver a iniciativa privada e termos obras viárias importantes e necessárias. Por aqui, quando empresários e políticos se unem é para repartir o “bolo”.

Perdemos a oportunidade de atrair turistas e sermos um país de referência na captação destes recursos.

Mas eu me recuso a perder a minha alegria. Gosto de futebol e este sempre foi um esporte nacional. Vou torcer, vou vibrar e quero ver a minha seleção no topo.

A resposta àqueles que tratam assim o nosso país será dado em outubro.

E que sejam proféticas as palavras de Joelmir Beting “como é um partido interessante. Começou com presos políticos e vai terminar com políticos presos”.

3 comentários:

chica disse...

Que maravilha de texto!
Passeaste por todos( ou quase) itens que nos chateiam e atrapalham. Greves ,tudo bem.Passeatas, idem. PORÉM sem quebradeiras e destruições. O resto todo, nos assusta:corrupção ,impunidade, mau caráter,etc.

Assim,a minha ÚNICA torcida será pela PAZ na COPA . O resto,nada.
Quero paz e respeito aos que aqui vierem e que eles respeitem os que aqui estão. Por aqui, a preocupação é com uma torcida organizada que chegará de fora e já está sendo monitorada. Isso é clima de Copa? CREDO!! Que a bola role na PAXZ e que em outubro possamos apitar de alegria após as eleições!!! beijos,chica

mollymell disse...

Estou aqui, parada, sentindo uma tristeza no peito. Não tenho palavras para acrescentar, você disse tudo.

Um país tão lindo, onde vivi a maior parte de minha vida, gostaria de voltar, mas voltar pra quê?

Pandora disse...

Eu uma vez mais contemplo absurdada o quadro de nossa realidade... Ai eu fico pensando, está na moda na literatura histórias com temas pós-apocalípticos, nas quais o enredo se desenrola em um mundo maluco, mas me diga uma coisa Beatriz, será que a gente já não vive em um mundo totalmente improvável? O que pode ficar pior que esse quadro tão verdadeiro que suas palavras desenharam? A gente fica tentando se concentrar em algo de bom que está acontecendo, como a Copa, porque a realidade nos sufoca e eu quero muito que em outubro ninguém esqueça de nada e mostre nas urnas que quer mudança de verdade e não simplesmente destruir o pouco que temos em atos de violência.